sábado, novembro 22, 2014

Deixem trabalhar a justiça!

Já vi todo o tipo de comentários sobre a detenção de José Sócrates. Uns acham infame que o país se vanglorie pela detenção de um ex-primeiro ministro, outros colam a "inesperada" notícia à necessidade de haver um contraponto ao escândalo dos vistos dourados que contribuíram para a queda do ministro Miguel Macedo, outros ainda têm sentido de humor suficiente para brincar com a situação, com piadas como «António Costa com menos um voto!».
Uma coisa é certa, parece que José Sócrates foi efetivamente detido para interrogatório por supostos branqueamento de capitais, corrupção e fraude fiscal. Não me vangloriando com a situação em si, vanglorio-me por este e outros casos estarem a ser levados à justiça, e independentemente das conclusões a que se chegue, ressalto o facto de qualquer cidadão, independentemente do curriculum que possa trazer, ser submetido às diligências normais.
Numa coisa concordo, é triste vermos cada vez mais homens eleitos pelos portugueses supostamente envolvidos em crimes de colarinho branco ou branco-sujo, ou até mais aporcalhado. Também concordo que quem não deve não teme, mas também concordo que quem deve, deve pagar.
E diz a sabedoria popular que «onde há fumo há fogo»! Será?

Sem comentários: