quinta-feira, março 08, 2007

Cantochão



http://barenforum.org/blog/images/Serengeti.Plain.jpg

O último livro que terminei, no dia 6, chama-se Cantochão, é da autoria de Kent Haruf, um escritor norte-americano contemporâneo, do Colorado. No original, Plainsong. A escolha do título deixa entrever a paz, a tranquilidade e a simplicidade tocante que ele transmite, e é de facto com muita calma e simplicidade que nos toca a solidariedade entre um grupo de seres humanos que constituem os personagens centrais deste livro.

Ella: uma mulher deprimida que parte para Denver, deixando para trás o marido e os filhos. (não a considero protagonista, mas merece uma palavra ao contrário dos outros secundários).
Tom Guthrie: o marido abandonado, professor de História numa Secundária, a braços com dois filhos de 10 e 11 anos, com problemas disciplinares com um aluno rebelde e indisciplinado que é acicatado incondicionalmente pelos pais, tão «maus» ou «piores» que ele.
Ike e Bobby: os filhos de 11 e 10 anos de Ella, crescidinhos antes do tempo, trabalham para ajudar o pai ou simplesmente para ocuparem as suas vidas, mas como todos os humanos de 11 e 10 anos manifestam comportamentos de criança, sobretudo na forma como olham curiosamente para as questões da sexualidade.
Victoria Roubideux: a adolescente que engravida e se vê expulsa da casa da mãe, sendo acolhida pelos três personagens seguintes.
Maggie Jones: professora, colega e namorada de Tom, vive com o pai doente de Alzheimer. É a âncora, o conforto para todos estes personagens.
Raymond and Harold: irmãos e idosos agricultores, celibatários, de uma pureza emocionante, vivendo na sua quinta isolada à espera que chegue a sua hora. Ao acolherem Victoria recebem um novo estímulo para viver.
Os outros personagens, independentemente da importância que pudessem ter tido na vida destes aqui listados, retratam com os protagonistas uma sociedade onde a mesquinhez e a falta de respeito contribuem ainda mais para unir os que eventualmente sejam, ainda que só aparentemente, mais vulneráveis.

1 comentário:

Comodoro disse...

Muito lindo deve ser esse livro, mas no fundo parece refectir a vida de todos nós.
Beijo grande mano:)