domingo, agosto 26, 2007

Para mais tarde recordar...



Não querendo ser redutor, Madrid tem, do meu ponto de vista, 3 coisas essenciais: uma urbanidade em que a Chueca e o seu sentido de liberalidade e de tolerância acolhem qualquer pessoa, independentemente da sua orientação sexual; o Museo Nacional del Prado - em que As Meninas de Velásquez ocupam, do ponto de vista do artifício artístico figurativo, um lugar cimeiro; o Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em que a Guernica me arrepiou sobremaneira, para não falar de outras obras pictóricas e escultóricas de Picasso, Miró e Dali, entre outros nomes cimeiros das primeiras vanguardas artísticas do século XX.

9 comentários:

Anónimo disse...

Tenho mesmo que conhecer Madrid. E então agora, depois dos teus relatos... E desde já agradeço as duas reproduções de Miró que me trouxeste, nomeadamente do quadro que aí tens na montagem. Não que eu te tivesse pedido nada... ;)

Muso disse...

Arion: Vale a pena ir a Madrid. Como bem sabes, telefonei-te quando estava em frente da Guernica e mais uma ou outra vez enquanto estive no Reina Sofía. Quanto aos Mirós, soberbos, não seria necessário um pedido. E obrigado pelas boléias.

Anónimo disse...

Ai, que vergonha... :$

Muso disse...

arion: teres vergonha comigo é o mesmo de teres vergonha com os teus pais. se calhar até é mais grave, depois de tudo o que passámos e continuamos a passar.

Anónimo disse...

Já cá não está quem falou. (Eu depois logo arranjo uma maneira de me vingar, que eu conheço muita gente vingativa e alguma coisa tem que se aprender...) ;)

Muso disse...

arion: ROFL. (essa foi um bocadinho caprina)

Anónimo disse...

oi, deixa eu interromper essa conversa, esse diálogo entre voces...mas só passo para dizer q gsoto daki e voltarei.
bjs

Muso disse...

Carol: obrigado pela visita e serás sempre bem-vinda. bj

Anónimo disse...

Madrid é uma das minhas grandes paixões, adoro a cidade, tem uma energia positiva muito grande e é sempre uma boa terapia estar lá uns dias. A Chueca é o que é ... adoro lá estar.
O Prado pela dimensão, torna-se um pouco aborrecido ao fim de algum tempo. O Centro de Arte Rainha Sofia é sempre bem-vindo, é um espaço que convida a estar. Claro que a sensação com que nos deparamos quando observamos o Guernica pela primeira vez é indiscritível ... a dimensão deixa-nos algo atónitos e deixa-nos numa grande emoção. Os trabalhos de Dali são maravilhosos